11 alimentos que o animal de estimação não deve comer

cachorro

Quando tomamos animais de estimação temos a responsabilidade de mantê-los saudáveis, fortes  e livres de perigos. Em pouco tempo eles se tornam como membros da família, e nos proporcionam imensas alegrias. Para que eles continuem sendo nossos companheiros, evite oferecer a eles certos alimentos que podem fazer mal e prejudicar a sua saúde a longo prazo.

Alimentos proibidos aos animais de estimação

1.Leite

Os animais não possuem a enzima lactase, que favorece a assimilação da lactose do leite pelo organismo, e portanto, nossos animais podem sofrer com diarreias e outros problemas intestinais ao ingerir leite.

2. Osso

Muito cuidado com ossos de aves que são pequenos e pontiagudos. Eles podem ficar presos no trato intestinal e eliminar as chances de seu bom funcionamento, favorecendo que o animal sofra com uma prisão de ventre ou morte, por interrupção do intestino.

Ossos grandes que não soltam lascas e servem para roer podem ser oferecidos aos cães, mas é sempre bom ficar por perto para o caso do animal conseguir quebrá-lo.

3. Chocolate

Este doce possui teobromina, uma substância parecida com a cafeína, que é estimulante e venenosa aos animais de estimação. A reação desta substância no organismo do animal deverá ocorrer após 4 horas, caso ele tenha consumido um volume muito alto deste alimento.

Os sintomas são: agitação, tremedeira, convulsões, e diarreia.

4. Café ou chá

As bebidas como chá ou café, possuem cafeína, e podem causar mal aos animais de estimação quando consumidas em doses altas. Os sintomas são semelhantes ao consumo de chocolate e o tratamento também deverá ser o mesmo.

5. Cebola, alho e folhas

A cebola e o alho possuem substâncias tóxicas que podem afetar o sistema gastrointestinal do animal de estimação causando problemas sérios de saúde. A intoxicação pode acontecer dias depois do consumo destes alimentos.

6. Álcool

As bebidas que contém álcool podem ser potencialmente mais perigosas aos animais de estimação.  Sua toxidade pode levar o animal ao coma e consequentemente a morte.

7. Abacate

O abacate possui uma substância conhecida como persin. Quando ingerida por um animal pode causar diarreia e vômito.

8. Uvas e passas

As uvas e passas oferecem risco de insuficiência renal em cães, que pode se agravar caso o animal já possua alguma complicação.

9. Massas

As massas e pães possuem um efeito dilatador no estômago dos animais devido ao fermento presente em sua composição. Elas obstruem o intestino e os gazes liberados provocam dores fortes.

10. Ração

A ração é composta por diversas substâncias que podem fazer mal aos nossos animais a longo prazo. Especula-se que, uma das principais doenças como câncer, pode ser  provocada pela ração oferecida a nossos cães e gatos. O ideal é que a sua alimentação seja preparada com grãos como arroz, carne cozida, pouco sal e nenhum tempero.

11. Ovos, carnes e peixes crus

Estes tipos de proteína, servidos crus  a nossos animais de estimação podem conter a bactéria E.coli. Ela é responsável pela salmonela, e pode causar vômito e diarreia.

A qualquer sinal de intoxicação, leve seu animal a uma clínica veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *