Dicas para prevenir acidentes com a fiação elétrica residencial

fiação elétrica

Todo brasileiro, alguma vez na vida, já sofreu ou viu algum familiar sofrer acidentes com a fiação elétrica de sua residência. Chuveiros elétricos, eletrodomésticos e lâmpadas, estão entre os principais objetos causadores deste tipo de acidente. Saiba como se prevenir com estas dicas simples que reunimos para você.

Como prevenir acidentes com a fiação elétrica residencial

1. Desligue a chave de energia

Sempre que precisar trocar uma lâmpada, instalar um chuveiro elétrico e outros equipamentos ligados a energia elétrica, lembre-se de desligar a chave de energia da caixa de distribuição. Deste modo você evitará acidentes como choques elétricos.

2. Evite ligar muitos aparelhos numa só tomada de energia elétrica

Acontece que, se você sobrecarregar uma tomada de energia elétrica com diversas saídas, as chances de ocorrer faíscas, super aquecimento e chamas aumentam muito, e você pode comprometer a residência onde mora.

3. Evite usar aparelhos elétricos com o corpo molhado

Sabemos que a água é um excelente condutor de energia elétrica, por isso, recomendamos que, ao sair do banho com o corpo molhado, evite usar secadores de cabelo, prancha de alisamento para o cabelo, ou, barbeadores elétricos. A água do seu corpo pode se tornar um condutor de energia fatal para a sua vida, caso ocorra algum problema com a energia elétrica da sua casa.

4. Proteja as tomadas elétricas contra as crianças

A curiosidade das crianças pode acabar fazendo com que elas introduzam objetos nos buracos das tomadas elétricas que estejam sem proteção, ou, até mesmo o próprio dedo. Em ambos os casos o resultado deverá ser o choque elétrico.Há utensílios protetores disponíveis no mercado.

5. Não deixe fios desencapados

Os fios desencapados são a maior causa de incêndios. Acontece de um fio encostar em objetos ou, em outros fios, e provocar faíscas ou derretimentos que geram incêndios.

6. Faça uma vistoria anual na fiação elétrica residencial

É importante realizar uma vistoria na fiação elétrica da casa onde mora para evitar problemas e acidentes. Se a casa for nova, ou recém alugada, converse com o proprietário para saber se está tudo bem realizar este tipo de vistoria.

Previna-se, faça um seguro residencial para reduzir os custos com acidentes da fiação elétrica e tenha sempre muito cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *